segunda-feira, 5 de março de 2012

Cada Macaco no seu galho


        
Caros leitores eu estou aqui novamente, eu Ramiro (como se isso importasse) para trazer vocês novamente os posts sobre RPG, é isso mesmo, RPG, mas não é falar sobre tipos de RPGs e sim Dicas de interpretação como algumas que já escrevi aqui para vocês e hoje estou aqui para falar de um problema que foi pouca discutida no blog:
        As Funções de cada Classe...
         Você deve estar pensando: "Eu já sei a função da classe no jogo". Parabéns! Mas será que você sabe mesmo? 
        Dentro de um jogo de RPG há várias classes, mas existem os tipos de funções para cada uma, um bom RPG que mostra bem esse detalhe é o D&D 4ª edição e o 3D&T Alpha, mas outros jogos que me falham a memória tratam essas funções também.
        No momento de criação de personagem o jogador tem que se basear em uma escolha bastante simples, decidir para qual função seu personagem vai ter no jogo, sem essa escolha o grupo ficará desequilibrado tanto para o bem quanto para o mal. O ideal desse jogo é cada um ficar responsável por uma função. Assim o grupo vai poder se ajudar e agir como tal. 
Tipos de Funções:
·         Atacante (Agressor, Lutador, Destruidor, Massacrador...)
·         Defensor (Escudeiro, Muro, Muralha, Indestrutível, EMOP)
·         Suporte (Help, Buffer, A salvação em momentos complicados)
·         Patrulheiro (Batedor, Cobaia, Saída Rápida, Entrada Fácil)

Atacante: O personagem atacante é um dos personagens mais jogados. Não precisa ser necessariamente um guerreiro poderoso, mas pode ser um feiticeiro. Ficou na duvida? Eu explico!
        Um atacante é aquele personagem que ficou responsável de causar dano em um ou mais inimigos de forma fácil e rápida. Um guerreiro experiente com armas de corpo-a-corpo pode ser tão bom quanto um feiticeiro especialista em magias de dano direto. O que importa nessa função é o básico, quando a coisa ficar feia, é ele que vai lutar para abrir caminho.
 Defensor: O personagem defensor é o personagem que consegue aguentar a maioria dos danos e ou efeitos. Ele tem que ser o alvo dos inimigos, deve chamar a atenção deles, mostrar que pode ser mais perigoso do que o atacante.
        Um bom Defensor é aquele que pode segurar as pontas dos seus companheiros enquanto os outros desenvolvem as estratégias. Mas um ótimo Defensor é aquele que além de defender a maioria das coisas, também consegue ferir um pouco os inimigos.
 Suporte: O personagem de Suporte é aquele que vai ajudar os outros personagens, dando a eles novos efeitos, curando os mesmos e se puder penalizando os inimigos.
        Um bom Suporte é aquele personagem que está preparado para o pior, ele sempre vai ter uma magia ou ritual guardada para um personagem perto da morte. Ele vai deixar os aliados mais poderosos com música, gritos de guerra, efeito psicológico, rituais etc. O importante é ele dar suporte para a necessidade do grupo. Uma boa escolha para ele é saber também alguma técnica de combate, ele não pode ser tão somente ligado a essa função, o bom dessa é ter ao menos duas funções diferentes. 
Patrulheiro: O Patrulheiro é um personagem para conseguir respostas para o grupo. A função dele é de obter informação de forma rápida e simples. Se puder ele ainda pode fazer estratégia de caminhos a seguir ou de determinadas emboscadas.
        Um bom Patrulheiro é um personagem que consegue tirar informações de outros personagens, de forma carismática ou intimidando e torturando. O que importa é que ele tem que tirar informações. Ele vai à frente do grupo para encontrar emboscadas e armadilhas, ele prepara o grupo para futuros encontros inimigos. A furtividade é sua parceira nos combates. Se ninguém souber de onde ele vai atacar, com toda certeza vai ser morto antes do atacante dar seu primeiro ataque. 
O Macaco Maior (Líder)
        Depois de decidir as funções dos personagens o grupo deve se reunir e decidir qual dos personagens deve liderar a equipe, eles podem até decidir que o grupo não vai ter líder, mas as escolhas serão feitas por todas ou simplesmente determinadas histórias irão ter determinados lideres, o importante é o grupo conseguir se guiar fazendo todos pensarem como uma célula única. Essa é a função do líder, fazer o grupo funcionar como um relógio, cada um é uma engrenagem e ele é o operador, mesmo ele sendo um Atacante ou outra função. 
É o líder também que vai fazer com que a história não fique estagnada devido a indecisão dos jogadores. As suas decisões podem até gerar cenas interessantes para serem interpretadas. Lembram quando Henk teve que esconder do grupo que Bob foi sequestrado pelo Vingador e todos acharam que ele era um traidor? Ser líder não é fácil.
Depois de tudo isso é só decidir a história de cada um, entregar para o narrador e se divertir bastante.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que achou da postagem? Seu feedback é importante pra nós!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...